Agnus Dei – Os limites da fé


Agnus Dei é um filme baseado em fatos reais que se passa em 1945 ano em que a segunda guerra mundial chega ao fim, é  um drama vivenciado por freiras a 71 anos atrás o que não defere do que estamos vivenciando nos dias de hoje, a discussão sobre o estupro. O drama conta com sensibilidade todas as sequelas e impasses que surgem apos freiras de um convento, serem violentadas por um período, por soldados, que passando pelo local invadiram o convento.

O filme na minha avaliação, numa escala de 1 á 5, tem nota 4, é um bom filme que enquadra-se não somente no gênero drama, mais também no gênero histórico, surge como mais uma peça do nosso enorme quebra-cabeço histórico mundial.

Agnus-Dei-Os-limites-da-fé Agnus Dei - Os limites da fé

Os pontos fortes do filme vem da direção de Anne Fontaine, que fez um trabalho muito bom ao trazer com riqueza de detalhes as aflições psicológicas e físicas, que ficaram como conseqüências dos atos de violência vivenciado no convento, e que muitas vezes batem de frente com questões religiosas, colocando em duvida até mesmo a fé e a vocação como freira. Por questões de sobrevivência e proteção, decisões tomadas com desespero e medo acabam por trazer conseqüências ainda piores. Outro ponto forte do filme é que Agnus Dei tem uma fotografia e uma direção de imagem única do começo ao fim, usa-se cores sóbrias, luzes frias, com enquadramentos clássicos e perfeitos o que nos ajuda a contemplar e a completar todo o ar dramático e humanista que o filme quer transmitir. Não posso deixar de citar as atuações de Lou de Laage como Mathilde, uma enfermeira francesa que surge como um fio de esperança socorrendo as freiras não só no aspecto de saúde, pois além de algumas das freiras estarem grávidas, outras contraíram doenças venéreas, mas também trouxe soluções para problemas que surgiram, e para problemas que estavam sendo mal solucionados pela madre interpretada por Agata Kulesza, que por sua vez resolvia todos os problemas com atos drásticos para defender o convento e a rotina do convento, já Agata Buzek faz a freira braço direito da madre, que consegue ver os problemas com humanidade, sensibilidade e traz todos esses sentimentos no olhar, também não poderia deixar de citar o único homem em papel de destaque no filme o ator Vincent Macaigne que interpreta um médico judeu da Cruz Vermelha que é apaixonado por Mathilde e a ajuda no momento em que ela mais precisa.

Já os pontos fracos ficam por conta da repetição de cenas como a rotina das freiras, os partos e o trajeto que Mathilde fazia para chegar ao convento, deixando de ser objetivo, o que me fez por varias vezes assistir as mesmas cenas. O Agnus Dei tinha tudo para ser um melodrama e não é, porque as questões dramáticas não foram exploradas com emoção, á ponto de trazer a tona as lagrimas. Apesar de saber que o filme se passa em 1945 não consegui me situar em qual ponto da guerra eu estava, não sabia se ela já havia acabado ou se estava no final, e princípios de atritos entre as etnias ficaram sem resposta, não fica claro quais as diferenças que existiam na época entre Judeus, Poloneses, Russos e Franceses.

O Agnus Dei deixa uma bela reflexão no meu ponto de vista, mesmo que problemas gigantescos apareçam sempre há formas e soluções coerentes e cabíveis, podendo elas algumas vezes fugir da nossa forma de agir e pensar. É sempre bom ver as coisas por vários pontos de vista, pois por muitas vezes e aí que se encontra as melhores soluções.

TRAILER DO FILME

 

 

Agnus Dei – Os limites da fé

log in

Captcha!

reset password

Back to
log in
Choose A Format
Personality quiz
Series of questions that intends to reveal something about the personality
Trivia quiz
Series of questions with right and wrong answers that intends to check knowledge
Poll
Voting to make decisions or determine opinions
Story
Formatted Text with Embeds and Visuals
List
The Classic Internet Listicles
Open List
Open List
Ranked List
Ranked List
Meme
Upload your own images to make custom memes
Video
Youtube, Vimeo or Vine Embeds
Audio
Soundcloud or Mixcloud Embeds
Image
Photo or GIF

Send this to friend