Programa Educativo do Centro Cultural Banco do Brasil preparou debates e apresentações artísticas, inclusive musicais, que exploram a expressão da cultura surda;

Programação oferecida em Libras (língua brasileira de sinais) inclui sarau, contação de histórias e visitas teatralizadas ao prédio histórico do Centro Cultural;

O Centro Cultural Banco do Brasil de São Paulo vai promover, gratuitamente, ações educativas e artísticas que marcam o Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência (21/09) e o Dia Nacional do Surdo (26/09). A programação especial tem início em 16/09, com o intuito de destacar a representatividade desses públicos e sua participação na sociedade.

As atividades, realizadas pelo Programa Educativo do CCBB, visam potencializar a expressão própria da cultura surda, e serão oferecidas em Libras, a Língua Brasileira de Sinais, com tradução simultânea para português. O CCBB, por meio de sua programação, pretende discutir o universo poético e cênico da língua brasileira de sinais, além de explorar timbres e variações que reverberam em música para o público surdo.

Conheça as atividades

Estação Libras

Você sabe qual a origem da língua de sinais? Sabe que cada país, até cada estado, tem regionalismo para sua comunicação? Para receber o público surdo e conscientizar os ouvintes sobre Libras, a língua brasileira de sinais, preparamos um ponto de encontro que propõe dinâmicas para nos aproximar de assuntos de rotina, semelhanças, diferenças e curiosidades da comunidade surda.

Acontece nos dias: 20, 21, 22, 24 e 25/09

Horários: 10h30, 14h e 16h30

Estação Libras Especial: Dia da Luta da Pessoa com Deficiência

Acontece no dia: 21/09 (quinta-feira)

Horários: 10h30, 14h e 16h30

Librário

De forma divertida e por meio de um jogo de memória, o CCBB Educativo te convida a conhecer um pouco do vocabulário da Língua Brasileira de Sinais.

Acontece nos dias: 20, 21, 22, 24 e 25/09

Horário: 11h – Librário (para ouvintes)

Contação de Histórias em Libras – Prédio histórico do CCBB

Especialmente para essa programação, educadores ouvintes prepararam-se e aprenderam Libras para recriar e contar histórias, priorizando a visualidade da Língua de Sinais como principal elemento da narrativa, oferecendo assim uma atividade completamente pensada para o público surdo.

Acontece no dia: 24/09 (domingo)

Horário: 15h

Música Encena em Libras

Uma sessão especial da atividade Música Encena é apresentada para o público surdo, onde todos os diálogos serão realizados em Libras e a vibração da música acompanha o ritmo das cenas. Nosso educador surdo, Bruno Ramos, ensina e ensaia os colegas para uma apresentação totalmente construída na Língua de Sinais.

Acontece no dia: 16/09 (sábado)

Horário: 13h30

Sarau em Libras

Nesta edição especial do Sarau em Libras o educador Bruno Ramos recebe dois poetas surdos, que irão apresentar suas produções artísticas e trocar experiências sobre a poética na Língua de Sinais. Exercícios, práticas e vivências serão compartilhadas para que o público crie também sua própria poesia visual.

Acontece no dia: 23/09 (sábado)

Horário: 14h

Práticas e Reflexões: o corpo poético

Nesta mesa discutiremos as particularidades da criação de poesias visuais e narrativas no universo da comunidade surda. O poeta e educador surdo Bruno Ramos e a performer, poeta e arte-educadora Catherine Moreira dividirão suas vivências e processos no desenvolvimento da identidade poético-visual.

Acontece no dia: 23/09 (sábado)

Horário: 10h30

Visita Teatralizada em Libras

Um passeio inusitado e divertido pelo prédio do CCBB, tendo como anfitriões o arquiteto Hippolyto Pujol, responsável pelo projeto arquitetônico do edifício, e Mário de Andrade, interpretados pelos nossos educadores. Durante o roteiro, apresentado todo em Libras e com interpretação para o português, serão relembrados fatos e curiosidades que marcaram a construção do prédio do CCBB em São Paulo, destacando sua mistura de estilos e intercalando com fatos históricos de São Paulo e do Brasil.

Acontece nos dias: 20, 21, 22 e 25/09

Horário: 17h

CCBB SÃO PAULO

Rua Álvares Penteado, 112 – Centro. São Paulo-SP

Acesso ao calçadão pelas estações Sé e São Bento do Metrô

(11) 3113-3651/3652 | Quarta a segunda, das 9h às 21 horas

Mais informações no site  www.bb.com.br/cultura