Resenha: Cidade do Paraíso | Primavera Editorial


Cidade%2Bdo%2BPara%25C3%25ADso Resenha: Cidade do Paraíso | Primavera Editorial

Livro: Cidade do Paraíso
Autores: Vagner de Alencar e Bruna Belazi
Editora: Primavera Editorial
ISBN: 9788561977634
Ano: 2013
Páginas: 171
Compre: AQUI

SINOPSE: Enquanto na grande mídia os protagonistas da periferia são o tráfico e a violência, em “Cidade do Paraíso – Há Vida na Maior Favela de São Paulo” são os moradores anônimos a alma da vida cotidiana, aqueles que tecem suas histórias entre os becos e as vidas. Neste livro, são as pequenas ruelas o cenário comum a donas de casa e microempresários, ao arquiteto de garrafa PET, e ao homem que transforma sucata em arte, à locutora de rádio comunitária e às artistas divididas entre a arte e o telemarketing, além de tantos outros personagens que encontraram em Paraisópolis não apenas um endereço em comum mas, sobretudo, o paraíso de cada uma delas.

Já pensou em um livro em que lhe fizesse parar para repensar sobre o país em que vivemos (Brasil)?
Pois é, em Cidade do Paraíso, paramos e repensamos em nossas ideologias, preconceitos e relações de poder.

Em Cidade do Paraíso, temos uma espécie de documentário contado por Vagner e Bruna (ambos autores da obra), onde eles retratam como é a vida em uma das maiores favelas do Brasil, Paraisópolis, localizada na zona nobre da Cidade de São Paulo. O senso comum associa essa e outras favelas á criminalidade. Mas os autores contam nesta obra, uma forma diferente de ver a vida no local e mostrando-nos que além da criminalidade (que não existe somente em favelas) lá também existe uma população feliz, sorridente e cheia de criatividade.

12140623_920845958001458_6044816889222412203_n Resenha: Cidade do Paraíso | Primavera Editorial

 A cada página que folheamos, somos apresentados as particularidades dessa comunidade: salões de cabeleireiros com nomes americanos, o Antonico, córrego que divide a favela ao meio trazendo insegurança e riscos de alagamento, o poetiza da favela e até mesmo o Arquiteto de Garrafas PET e o homem que transforma Sucata em Arte.

Ao longo do livro temos diversos personagens marcantes, como Jair, o homem do gás, que nos faz refletir como os migrantes de todo o Brasil em cidades grandes, constituem a mão de obra pesada, e que através destes homens e mulheres as cidades crescem cada dia mais, mas em geral a população local não trata essas pessoas como deviam ser tratadas, e agem com total desprezo e preconceito (seja ele por causa da cultura, modo de falar, cor). É como eu sempre digo, sou brasileiro, mas na boa, a maioria dos brasileiros sempre caçam alguma coisa pra poder criticar os outros. 

12189177_920845991334788_9076493525029593706_n Resenha: Cidade do Paraíso | Primavera Editorial
Aos habitantes que vivem em vielas não têm acesso aos Correios, dificultando assim a forma de confirmar sua localização na hora de abrir uma conta bancária ou até mesmo um emprego. Como no caso do Anderson de 25 anos, que veio da Bahia tentar a vida em SP, foi preciso que ele procura-se a União de Moradores para que consegui-se um comprovante de residência e comprovar sua localização.
Também nos deparamos com a história de Vanessa e Bruno, os gênios de Paraisópolis, que venceram todas suas diversidades, e com sua inteligência, estão mudando a realidade de onde vivem.
12109280_920846021334785_282597199705599347_n Resenha: Cidade do Paraíso | Primavera Editorial

“Quando a chuva avança, Ana Iris vê a força da água arrastar seus poucos móveis e eletrodomésticos comprados a partir da renda como manicure e pedicure. Porém, vê, principalmente, seus sonhos mais ternos serem carregados pela enchente” 

Os motivos pelos quais eu indico-lhe este livro vai muito além do que eu citei acima, e pra descobrir quais são esses motivos recomendo-lhe que o leia e você mesmo(a) saberá do que eu estou falando. Sempre é bom lermos mais livros do gênero e não ficar preso somente na ficção, as vezes precisamos ler coisas que retratam a realidade de uma forma diferente, não como é falada nos jornais, mas sim, falada por quem vive essa realidade.
Sem sombra de dúvidas Cidade do Paraíso, faz com que repensamos não somente sobre o Brasil, mas também da forma como vivemos, nossas desigualdades/igualdades, nossos preconceitos. A Primavera Editorial caprichou no livro, é cheio de imagens/fotos reais da favela, todas em Preto e Branco, as folhas aparentemente parecem ser de papel reciclado, e isso é bom, #PreserveOMeioAmbiente. A diagramação ficou também ficou ótima.
Modelo5-Favorito Resenha: Cidade do Paraíso | Primavera Editorial
Além de favoritar, super recomendo!

Follow @blogftp
  • Oie Gabriel!
    ainda não conhecia o livro, mas fiquei super curiosa. Achei a premissa super interessante e sua resenha fantástica.
    bjs

  • Deve ser um livro ótimo. É incrível como nosso país é complexo. Não tem como a gente conhecer tudo. Mas o fato é que há muito preconceito em relação as favelas e morros de nosso país. Como o livro aponta, nesse bairros há pessoa trabalhadoras e que, normalmente, sofrem preconceito. Eu adoraria lê-lo!

    Beijos!

  • Embora ele pareça chato, ele é bem legal, aparenta ser um pouco gordinho mas ele é rico em imagens e capítulos pequenos.

  • Oiii, normalmente esse tipo de livro pego de vez em quando, porque demoro muito para ler, ficar cuidando cada detalhe hahahaha ,mas adorei todo o livro e sua resenha.
    Beijão

    http://segredosliterarios-oficial.blogspot.com.br/

  • Então, não sou muito de ler livros do gênero, pego vez ou outra

  • Realmente a realidade e as dificuldades encontradas nas periferias não é fácil pra ninguém. Ótimo um livro que retrate isso.
    Não conhecia a Editora eficofeliz de saber que realizou um ótimo trabalho.

    Bjos e parabéns pela resenha

  • Também não curto muito documentários, mas vez ou outra é sempre bom ler.

  • Oi. Parece bem instigante, gosto de livros assim. Você já leu Viva o povo brasileiro do João Ubaldo? Nossa, fabuloso! Vou conferir sua indicação, adorei!

  • Oláá
    Não conhecia o livro mas parece ser bem legal apesar de não ser muito meu gênero, sua resenha está ótima e boa dica

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

  • Nossa que resenha legal, pelo nome do livro ja adorei, paraiso é tao bom, imagina a cidade do paraiso? <3 adoreei Beijos!
    http://www.atrasdpenteadeira.com/2015/10/templo-de-gelo-mundo-angelical23.html

Resenha: Cidade do Paraíso | Primavera Editorial

log in

Captcha!

reset password

Back to
log in
Choose A Format
Personality quiz
Series of questions that intends to reveal something about the personality
Trivia quiz
Series of questions with right and wrong answers that intends to check knowledge
Poll
Voting to make decisions or determine opinions
Story
Formatted Text with Embeds and Visuals
List
The Classic Internet Listicles
Open List
Open List
Ranked List
Ranked List
Meme
Upload your own images to make custom memes
Video
Youtube, Vimeo or Vine Embeds
Audio
Soundcloud or Mixcloud Embeds
Image
Photo or GIF

Send this to friend