No Ajuda Blogueiro de eu irei lhe dar 8 dicas (ou talvez 9) para você começar a colocar em prática e garantir um engajamento gradativo com seu conteúdo!

Uma pergunta que eu sempre recebo por email e via inbox é:

Gabriel, como você conseguiu tantas curtidas para a sua página?

Sem molem molem, a resposta é simples, tendo uma frequência de postagens e divulgando sempre ela. O engajamento dela hoje em dia não é tão alto como antigamente, mas em compensação o alcance das publicações é absurdamente alto.

Eu listei 8 dicas (ou talvez mais) para te ajudar nessa jornada para conseguir mais curtidas e engajamento na sua página do Facebook. O hoje em dia está um pouco mais chato e burocrático, mas segue as dicas na linha, que não tem erro!

1.Faça posts diariamente

Não é pra ninguém que o Facebook é a maior rede social do mundo. As pessoas gastam horas e horas ali, e para que você consiga um bom engajamento, o primeiro passo é postar diariamente. O ideal é postar várias vezes por dia, mas se não rolar, faça apenas 1, mas no capricho!

Se você não tem nenhuma novidade para postar, pegue um conteúdo antigo seu e re-post, se ele foi importante e ajudou muita gente no passado, pode ser que ainda sirva para ajudar outras pessoas no presente, correto?

Se você quer deixar tudo bonitinho pra postar todos os dias, pode optar por programar as publicações. E se você acha chato para agendar pelo Facebook mesmo, aqui vai a minha dica de ouro! Use o Hootsuite, nele você pode programar até 10 postagens por dia, dentro de um período X de tempo, de forma automática e gratuita.

2. Use frases curtas e objetivas

Já rolou um bafafá por ai de que posts com tamanho entre 100 e 250 caracteres tem 60% mais chances de engajamento (Likes, comentários, compartilhamentos) do que os que são mais longos (e não é por nada que Twitter, faz sucesso né?). Ou seja, seja mais objetivo.

Seja lá o que você vai estar divulgando/postando em sua página ou perfil, a dica aqui é bem simples: Reduza o máximo possível a quantidade de palavras, deixe o textinho curto e objetivo.

3. Uma imagem fala que mil palavras

O ditado tá ai pra fazer jus ao mesmo! Use imagens que tenham a ver com seu conteúdo. Crie, invente, solte sua criatividade.

Mas Gabriel, eu não sei mexer em Photoshop, como eu faço?

Migox Photoshop não é mais desculpa em universo de Canva. O Canva pra quem não conhece é a salvação na hora da falta do bendito Photoshop, ele é completinho, descomplicado, gratuito e perfeito para redes sociais, eventos e por ai vai. Eu fiz o aqui do #OGL nele, assim como faço diversas publicações sociais lá, quando tô com preguiça de abrir o Photoshop.

Mas Gabriel, eu vou divulgar só os links do meu site/loja/blog/canal.

Não faça isso! O tio Mark, anda reduzindo o alcance de publicações com links no corpo, é por isso que muitos blogueiros hoje em dia estão recorrendo a tática de postar um vídeo* ou imagem e colocar o link da publicação/vídeo/produto, nos comentários.

*Complementando aqui, usem vídeos a seu favor, sério! O feedback pode ser sinistramente maravilhoso dependendo do tipo do seu conteúdo! Só nessa brincadeirinha eu consegui mais de 100k de visualizações em alguns vídeos + diversos compartilhamentos, likes e comentários.

4. Não seja chato, seja você mesmo e relevante

O que faz com que alguém compartilhe seu conteúdo nada mais é que a identificação com o mesmo. Uma coisa que eu sempre falo para minha equipe aqui no #OGL que eles levam não somente para trabalharem aqui, mas também em seus blogs é:

Crie um conteúdo que você vá olhar e dizer: Nossa gostei, vou compartilhar!; Nossa que legal, me identifiquei, @fulano olha isso!

Não seja uma pessoa chata, seja autentica e relevante! As pessoas gostam de autenticidade e transparência!

5. Deixe seu público curioso

Uma outra tática muito simples de chamar a atenção das pessoas é provocando a curiosidade delas. Não dê de bandeja ao seu público, sobre o que se trata o post  (não dê spoilers importantes de seu conteúdo), assim elas clicam e também interagem!

6. Encurte seus links

Em várias postagens de do #OGL costumamos deixar a URL como Bit.Ly ou Goo.gl, Isso da um estética bonitinha para na hora da divulgação não ficar aqueles links gigantes! Não é obrigatório, mas é recomendado!

7. Não saia postando adoidado

Eu duvido que você não tenha um amigo que sai postando várias coisas uma atrás da outra, que atire o Doritos na tela do computador quem não tem! (Mentira, manda o Doritos pra cá rsrsrs) As vezes até eu mesmo faço isso, mas no meu perfil pessoal.

Na página de seu negócio/blog/canal, criei um cronograma de postagens, um intervalo de 1 hora está ótimo, ou se preferir, ainda pode fazer um post em cada período do dia (Manhã, Tarde e Noite).

8. Fale com a Galera

Não é novidade pra ninguém! Se você quer engajamento e interação, também deve interagir. Então faça jus ao nome Rede Social e se socialize com seu público. Dedique um tempinho extra do seu dia ou da semana para responder todos e sanar suas dúvidas.

Ahh não acabou não, vou dar uns extras aqui:

Pra ter mais curtidas nas suas publicações e/ou página, uma coisa que super funciona é você compartilhar as publicações da página em grupos que tenham a ver com o conteúdo, assim as pessoas se identificam e se engajam contigo!

Outra coisa que super funciona comigo é compartilhar o conteúdo como se não fosse algo robotizado, tipo: “tem post novo lá no blog:”, ao invés disso comecei a compartilhar e comentando o que eu achava do conteúdo daquele post. (Aprendi com o Devito)

E por enquanto essas foram as dicas da vez! Para sugerir um novo post para o Ajuda Blogueiro, basta mandar pra gente no m.me/ajudablogueiro ou Curtir nossa página no Facebook.