A gente sabe como para muitos o assunto “estudar” para uma prova ou qualquer coisa do tipo, pode ser completamente um saco, um tédio, chato de mais e sabemos muito bem que muita gente não tem muito saco pra isso. Mas….

Você sabia que existem algumas formas bem divertidas de se estudar?

Haha pois é, a gente descobriu algumas e com a ajuda de nossos parceiros Expert’s no assunto (QB), vim aqui revelar algumas dessas formas para vocês.

Coloca os livros e as apostilas de lado e se liga no que vamos falar, se você seguir essas dicas com certeza além de se divertir e descontrair, você ao mesmo vai estar ampliando sua visão sobre diversos assuntos e aumentando sua base de conhecimento, o que vai ajudar e muito no auxilio para fazer uma boa Redação.

  • Facebook

9 Formas de deixar o seu estudo, algo mais divertido O Gabriel Lucas - #OGL

Nossa! Parece até brincadeira né? Estudar pelo Facebook? Oi? Como assim? Mas sim, é possível estudar usando essa plataforma (que muita gente considera a vilã da história). Você pode e muito no FB e isso depende completamente de você. Quem você segue? Quem você acompanha? Que grupos participa? e por ai vai.

Nossa dica: Comece a acompanhar perfis/páginas voltadas para educação, como por exemplo: Universidade Capenga (O Sérgio tem um projeto muito bom chamado Universitário Ativo que pode ajudar bastante também nos seus estudos), Descomplica, Estudar Fora e outras.

  • Revistas

9 Formas de deixar o seu estudo, algo mais divertido O Gabriel Lucas - #OGL

Ler revistas do seu próprio interesse, além de ser algo divertido, também é outra forma de estudar. Independente de qual for o assunto, a gente nunca sabe quando pode usar algo que leu para fazer uma citação ou associar com algo que estamos estudando.

Você pode ler as mais diversas revistas que quiser, mas quando o assunto é estudar, eu recomendo as minhas favoritas, Superinteressante e Mundo Estranho. Mas também é super recomendável ficar de olho nos fatos atuais/recentes que passam no jornal. Isso você também encontra nas revistas, como Época, IstoÉ e outras.

  • Twitter

O Twitter, em muitos países, é um dos principais canais usados para informação. Inclusive muitos jornalistas usam a plataforma como ferramenta de trabalho, sabia? Então, pense comigo! “Se o Twitter pode ser uma fonte de trabalho para diversos jornalistas, porque não, ser uma para também?” Além de nos divertirmos, conseguimos também compartilhar com facilidade os links e ideias de forma rápida e curta.

  • Youtube

O Youtube não é só bagunça não meu amigo, lá também tem bastante conteúdo sério e educativo, pode crer! E na ausência de um professor presencial, a plataforma é um recurso muitíssimo valioso na hora dos estudos. Canais como Superdidático, Universidade Capenga, Minutos PsíquicosProEnem, Inglês com Séries, Se Liga Nessa História, Ciência Todo Dia, Vestibular em Casa, Canal Inteligente e muitos outros, são ótimos para quem quer estudar de uma forma diferente, com ou sem humor (dependendo do canal).

  • Livros de Ficção

9 Formas de deixar o seu estudo, algo mais divertido O Gabriel Lucas - #OGL

Ler nunca é demais! Eu sei que muita gente não gosta de ler, pelo simples fato de na escola termos leituras obrigatórias de livros/temas que nem sequer temos interesse. Mas já parou pra pegar um livro diferente? Talvez uma ficção científica, aventura, distopia ou algo que te chama atenção! Aqui no #OGL postamos quase toda semana uma dica/resenha de livro é só navegar pela categoria literária que vai encontrar uma vasta opção de livros que você pode gostar e começar a ler.

Ao ler um livro, além de estar se divertindo e se envolvendo com a , está ao mesmo tempo aperfeiçoando seu vocabulário e afiando-se na Língua Portuguesa.

  • Netflix

9 Formas de deixar o seu estudo, algo mais divertido O Gabriel Lucas - #OGL

O pessoal da Quero Bolsa fez uma listinha com várias séries e filmes para estudar História lá na Netflix, se quiser conferir o post completo é só clicar aqui. Mas, além de estudar história, á vários outros filmes e séries que lhe auxiliarão a estudar outras matérias. Inclusive da para treinar e até mesmo começar a estudar Inglês e Espanhol revezando uma hora o áudio e na outra a legenda, isso facilita no aprendizado e desenvolvimento da nova língua.

  • Games/Jogos

Sempre escutamos principalmente de nossos pais e familiares que ficamos muito tempo jogando jogos e não nos dedicamos aos estudos, mas mal eles sabem que só passando algumas horas na grande maioria dos jogos, nós aprendemos alguma coisa. Aqui no blog por exemplo, já demos dicas de apps/jogos para aprender inglês. Já na internet a fora existem vários jogos e aplicativos onde você pode aprender de forma bem divertida matérias como: Matemática, Geografia, Química, Física, Português, História e outras, é só dar uma pesquisadinha básica e se aventurar nos games.

  • Conversar com os amigos

9 Formas de deixar o seu estudo, algo mais divertido O Gabriel Lucas - #OGL

Já parou para pensar o quanto a gente pode aprender conversando com os amigos? (Tudo bem que na grande maioria das vezes é só zoeira seguidas de muitas risadas) Mas todo mundo tem algo para ensinar ou uma experiência para contar, que faz você associar com um fato da atualidade, ou mesmo uma visão diferente de um mesmo assunto, correto?

A melhor forma de aprender é ouvir o que o outro tem a dizer. Então, conversar, concordar, discutir, discordar, argumentar e defender seu ponto de vista reforça seu posicionamento sobre um determinado assunto ou mesmo pode te fazer mudar de ideia. Então, se você não consegue estudar, chame os para passar uma tarde em casa, conversem sobre o que acham das matérias e procurem encontrar relações entre o que vocês estudam e a realidade do dia a dia.

Assunto é o que não vai faltar. YAHH!!!
  • Debater em Fóruns de Discussão

Assim como as conversas com os amigos, os fóruns de discussão são ótimos canais para você ouvir a opinião dos outros e construir novos argumentos que defendam seu ponto de vista sobre o assunto pelo qual você se interessar em acompanhar.

 

Este post não é patrocinado, ele foi feito em parceria com o Quero Bolsa