Hoje vamos falar sobre um assunto que é na maioria das vezes o número um entre as várias dúvidas de blogueiras e youtubers.

Como faço para divulgar meu blog/site/canal? Como conseguir visitantes reais e potenciais leitores frequentes? Como faço para ser encontrado por pessoas que se interessam pelo meu conteúdo? Essas e  outras perguntas, irei responder agora para vocês.

Minha primeira dica para você é:

Trabalhe arduamente o SEO de seu blog/site/canal, se você ainda não sabe o que é isso, sugiro que comece a estudar sobre o assunto e ir o colocando em prática.

Basicamente são técnicas de otimização para os mecanismos de buscas, ou seja, são alguns macetes e truques que você pode aplicar em seu conteúdo para ser encontrado no Google, Bing, Yahoo e os mais diversos mecanismos de buscas pelo mundo a fora.

Mas Gabriel, como eu aplico o SEO em meu conteúdo?

Bom, existem diversas/inúmeras formas de você aplicar o SEO em seu blog/site/canal, mas quanto mais você se dedicar a isso, melhor será para a sua visibilidade.

Algo que funciona bastante aqui no #OGL é a utilização de Palavras-Chave (no título, no decorrer do post e na URL), conteúdos bem formatados, URLs amigáveis e o SEO no código-fonte nosso. (Não vou me aprofundar no assunto hoje, pois nas próximas semanas abordarei mais afundo sobre SEO e como aplicar)

As mesmas ali em cima servem para canais no Youtube, porém você deve utilizar as Palavras-Chave no título, colocar um texto de introdução na descrição (foque os temas principais nas 2 primeiras linhas, são elas que aparecem na hora das pesquisas e causam mais impacto), ah e não se esqueça de utilizar as TAGs, ali você coloca as principais palavras-chave que remetam ao seu conteúdo.

Vale ressaltar que trabalhar o SEO do seu blog/site/canal pode não dar um resultado já de imediato, mas com o um tempo todo os esforço feito hoje começará a trazer bons frutos.

Use e abuse das Redes Sociais

As redes sociais estão presentes em nossas vidas o tempo todo, seja ela qual for, tenho certeza que você utiliza e faz uso frequente de pelo menos uma, correto? Então, porque não fazer o uso delas para divulgar seu conteúdo?

Mas cuidado, você precisa ter consciência do que está fazendo, ninguém quer ficar sendo marcado em seus posts sem que ele não queira ou faça parte do mesmo, eu por exemplo, amo conhecer novos produtores de conteúdo, porém odeio SPAM (quando a pessoa me marca aleatoriamente em algo, me manda vídeos e mandam [ele não pedem] eu me inscrever em x e por ai vai, quando eles divulgam onde não deve etc e tals) seu conteúdo pode ser o melhor da internet, mas se fizer SPAM comigo, eu nunca irei abrir ele, jamais!

Então faça o seu trabalho e o divulgue com consciência, beleza?

Veja também: Dicas para monetização de blogs/sites

Faça uso do Twitter para postar um quote/trecho de seu conteúdo + link encurtado (goo.gl ou bit.ly) para divulgar o mesmo. Ahh e se conseguir colocar algumas #Hastags referentes ao seu conteúdo, isso vai ajudar você a ser encontrado com mais facilidade e quem sabe até ganhar aquele RT.

Utilize o seu Facebook para 3 coisas importantíssimas dicas de OURO que irei lhe passar, além de ajudarem na de seu conteúdo, também vai aumentar ao de sua página, gerando assim resultados para a sua Fan Page e Blog/Site/Canal.

  1. Crie uma Imagem legal (essa será usada para divulgação): Essa imagem deve ser tão legal a ponto de você pegar e falar “Gostei tanto que vou até compartilhar ou comentar”. Mas cuidado, essa imagem tem que condizer com o conteúdo de seu post/vídeo. Em caso de canal você pode fazer um mini sobre o assunto abordado no vídeo principal.
  2. Copie o link desta imagem, depois de postada. Ou se preferir clique em compartilhar.
  3. Espalhe essa imagem em grupos (que tenham haver com o seu conteúdo em questão), compartilhe em suas outras páginas (caso tenha) e em seu perfil pessoal (para que seus amigos saibam deste conteúdo).
  4. Feito isso, em algumas horas você verá que o engajamento e envolvimento de sua página com outras pessoas, está aumentando, gerando assim mais visualizações para o seu conteúdo e compartilhamentos, likes, comentários e visibilidade para a sua página.

Use o Google+ para alcançar um público maior, aquele pessoal que não fica horas no facebook, etc e tals, pode parecer que essa rede social não tenha graça, ou que ninguém a usa, mas a verdade é que tem muita gente ali dentro e confesso que grande parte das minhas visualizações vindas de redes sociais vem primeiro de lá.
Você pode participar de comunidades próprias para sites e blogs, ou que tenham alguma relação com o seu conteúdo.

Use o Linkedln para divulgar postagens voltadas para negócios, dicas de marketing e coisas que envolvam ramos profissionais e dicas acadêmicas ou empreendedoras.

Descubra novas redes sociais e espalhe seu conteúdo nos mais diversos lugares.

Faça parcerias com portais grandes e/ou redes de influenciadores

Ta vendo essa barrinha que fica no topo do #OGL escrito Jetss? Então, ela fica ali por causa de uma parceria que fechamos recentemente com o Portal Jetss que também é parceiro da Microsoft Global (MSN) e iG Gente, e bom, o que isso traz de benefícios para o #OGL?

O Jetss recebe mensalmente cerca de 70 Milhões de Pageviews, e o conteúdo do #OGL (quase todos), são linkados no portal, assim se alguém que está ali navegando se interessar por algum post daqui e clicar, eu estarei recebendo visitantes vindos de lá, ou seja, essa parceria nos gera mais visibilidade e ainda captamos novos públicos/visitas e afins.

Outra plataforma que somos parceiros é a Bloglovin, ela é gringa, mas é específica para blogueiros, e o que isso nos ajuda? O sistema do bloglovin é parecido com o do Jetss, todo o conteúdo aqui do #OGL é vinculado lá, gerando assim mais visitas para nós.

Sites/Plataformas e Portais que você pode tentar parcerias:

Bom, e por aqui vou encerrando minhas dicas do dia, espero que eu tenha ajudado! Se gostou, não esquece de compartilhar com os amigos, pode ser que ele queira saber também! E se você conhece outras técnicas ou tem alguma sugestão de conteúdo, não se esqueça de comentar ai em baixo.