Aprender inglês sozinho muitas vezes pode ser considerado um Tabu para muitos, mas na não é. Como tudo na vida não é nada fácil, aprender Inglês sozinho pode ser algo um pouco difícil, mas depois que você pega o ritmo da coisa (Ahh, meu amigo e minha amiga, todo se torna mais divertido).

Pra lhe mandar uma real, eu só estudei inglês na escola pública mesmo, e fiz somente 1 mês em escola particular e depois saí, e o restante do meu aprendizado foi tudo sozinho mesmo. Eu sempre fui uma pessoa que amou a língua inglesa e ainda tenho como um de meus principais objetivos, me tornar fluente no idioma (o que ainda não falta muita coisa, então um dia eu chego lá).

Atualmente posso dizer que meu nível de Inglês está entre o Intermédio e Avançado, mas ainda preciso praticar muito para alcançar a minha tão sonhada fluência. Mas agora vamos deixar de falar sobre mim e vamos as dicas sobre:

Como aprender inglês sozinho, estudando em casa?

Sim, embora pareça impossível, isso é possível, basta ter persistência e força de vontade, aprender essa língua pode parecer difícil, mas na realidade pode ser bem divertido. Existem diversas formas de se estudar o idioma em casa, mas irei destacar as formas que eu mais utilizo e que trazem resultados para mim.

  • Tenha o Inglês no seu dia-a-dia

Seja através de , Série, Filme, Livros, Estrangeiros, Parentes, Amigos, enfim, não importa de qual forma seja, tenha sempre algo relacionado a língua próximo a você, isso facilita você na escrita, fala, conversação, entendimento e afins.

  • Escute músicas em inglês

Você deve estar pensando “Mas Gabriel, como vou aprender inglês ouvindo música?” e a resposta para isso é muito simples, existem formas de treinar o seu inglês independente de seu nível através de música, eu acho divertido aprender inglês com música, pois dou risada de mim mesmo quando erro a letra. Quando escutamos a música e lemos sua letra ao mesmo tempo, conciliamos a letra e a pronúncia correta das palavras, você não precisa necessariamente ficar focado(a) na tradução daquilo, mas sim em como falar aquilo, na sua pronúncia, a tradução você se preocupa com ela depois que aprender a pronunciar as palavras.

  • Assista Séries e Filmes Legendados (Áudio em Inglês e Legenda em PT-BR)

Além de você estar ouvindo as vozes originais dos personagens, você ainda pode prestar atenção no movimento da boca no momento da fala e treinar a pronúncia. Outra coisa legal de você assistir coisas legendadas é que você concilia a palavra falada em inglês com sua tradução em português, quanto mais você assiste coisas do tipo, mais você aumenta o seu vocabulário, além de aprender a falar várias palavras como “I’m so sorry!” essa é fácil, é um pedido de desculpas, bem típico na grande maioria de séries e filmes e bem prático de se memorizar.

  • Utilize aplicativos de ensino da Língua

Existem diversos para aprender a língua inglesa, eles não vão te ensinar como você vai sair falando inglês para tudo quanto é lado, mas você aprende diversas palavras e frases que são usadas no dia dia nas gringa a fora (Risos!). Os aplicativos que eu super recomendo são:

*Doulingo: Além de aprender inglês, você também pode aprender outras línguas, treinar sua pronúncia, aprender a falar a várias palavras e como utilizá-las no dia-dia. Além disso você pode estipular uma meta diária para suas aulas e o melhor de tudo é que é totalmente . (http://doulingo.com)

*Busuu: Com as funções parecidas com a do Doulingo, mas com o diferencial de que você pode aprender com nativos e ensinar quem quer aprender a sua língua nativa também dentro da plataforma. Tem sua versão gratuita bem limitada, mas também possuí a versão Premium. (http://pt.busuu.com)

*VAGALUME Aprenda: Você pode aprender inglês com música, totalmente gratuito, através da plataforma Aprenda do site de letras de música, Vagalume, é bem fácil, basta escolher sua música predileta e começar a completar a letra. (http://aprenda.vagalume.com.br/)

  • Aprenda com Nativos

Pode parecer difícil encontrar nativos para te ensinar, mas existem diversas ONG’s no Brasil como a AIESEC que conta com intercambistas de todo o fazendo trabalho voluntário em tudo quanto é canto, conhecer o polo do projeto em sua região e fazer amizade com estrangeiros é uma coisa única, além de aprender a falar algumas coisas e treinar seu “Novo Idioma” você ainda aprende melhor sobre as culturas de diversos lugares do mundo.


O post de hoje foi isso e eu espero que eu tenha ajudado muito quem tem dúvidas. Se você gostou, não esquece de comentar ai em baixo o que achou, compartilhar com todo mundo e deixar também sua dúvida/sugestão para posts futuros.

  • Eu super adoro a língua inglesa e estou aprendendo, está indo muito bem e com essas dicas podem melhorar muito bem!