Dicas para uma boa redação no ENEM O Gabriel Lucas - #OGL

Com o ENEM chegando, marcado para este sábado e domingo, dias 5 e 6 de novembro, muitos estão desesperados com suas revisões e estudos. Com isso, resolvi colocar tópicos básicos para e esclarecer mais a mente com tudo o que vocês aprenderam com a temida que ficará somente para o domingo.

O que mais se deve prestar atenção antes de escrever é se certificar que entendeu o que está pedindo sobre o tema que estão propondo e seu conceito aplicado. Ou seja, é necessário saber exatamente o que está sendo falado antes de escrever qualquer coisa.

Existe uma série de competências necessárias para o momento da redação, e lembrar delas é algo fundamental, e conta muitos pontos.

Competências:

  1. Domínio da norma padrão: lembre-se de escrever corretamente a língua portuguesa e de corrigir cada palavra e verificar seu entendimento;
  2. Selecionar, relacionar, organizar e informar: essas são quatro palavrinhas chaves que ajuda muito, antes você deve selecionar bem cada coisa que irá dizer, criar relações sobre o que está dizendo, organizar as e as informações, e informar da maneira mais clara e adequada que encontrar;
  3. Demonstrar conhecimento: você precisa entender sobre o que está falando, e passar que você realmente sabe sobre aquele assunto, que tudo o que está escrito não é algo da boca pra fora, tem que ser levado a sério;
  4. Elaborar soluções: o tema sempre é uma situação problema, que eles querem que além de você discutir sobre ela você demonstra habilidade suficiente para apontar soluções.

Com tudo isso muito bem decorado, podemos partir pro mais importante, a estruturação de uma redação. O ENEM não pede uma qualquer, eles são bem específico. Têm que ser uma redação argumentativa dissertativa, isso significa que você deve expressar sua opinião com base em argumentos para defendê-la. A maioria complicam, mas o básico é exatamente isso, nessa altura, você não pode se deixar confundir, e ir convicto daquilo que aprendeu.

A estrutura da redação foca seguintes tópicos:

  • Introdução (1 ou 2 parágrafos):
    • Local inicial onde você vai expressar sua visão do tema proposto e explicá-lo;
    • Expressar brevemente seu ponto de vista.
  • Desenvolvimento (uns 3 parágrafos seria o ideal):
    • Apresentação do primeiro argumento que defenda a opinião apresentada na introdução;
    • O segundo argumento pode servir como exemplo ou contextualização do seu ponto de vista;
    • Lembre-se que, quanto mais argumentos, melhor vai ser, mas cuidado pra não deixar nada massante ou ideias batidas na mesma tecla, tenha clareza dos fatos, não coloque nada que não tiver certeza.
  • Conclusão (2 parágrafos são suficientes):
    • Nos últimos parágrafos entra a parte da finalização da ideia que você apresentou, colocando as consequências e principalmente a solução do problema, a famosa proposta de intervenção.

Para uma boa redação, além de seguir todos os passos anteriores, você deve ficar atento as seguintes coisas que podem diminuir a sua pontuação (deixe esses tópicos mais para a parte em que você estiver corrigindo seu texto, eles irão te ajudar a ver pontos que você não percebeu):

  1. Desconhecimentos da norma padrão da língua portuguesa: se você usar gírias ou vocábulos do pode diminuir muito as sua pontuação final, fica atento nisso, e lembre que você não está falando com um amigo, uma redação como esta tem que ser levada muito a séria, ela vale muito.
  2. Tangenciamento do tema: verifique na sua redação e você não está fugindo demais do assunto ou está enrolando, quanto mais claro e objetivo você for melhor ainda, não é o momento de se fazer de esperto, é o momento de explicar que você consegue se expressar bem.
  3. Cópia dos textos motivadores: a redação, junto com o tema, sempre vem junto um texto motivador ou explicativo, que ser somente como base para o que está sendo pedido como proposta, então não cometa o erro de copiar trechos do texto ou então fazer do tema seu próprio título.

ENEM está logo aí, e a redação, por mais que pareça difícil, não é tão complicada assim. Se você consegue conversar muito bem com alguém, saberá escrever também, é como qualquer assunto que acabamos vendo em nosso cotidiano que nos requer atenção.

A palavra é pura expressão daquilo que você é.

Seja criativo, sem ser exacerbado, respire e tente manter a calma, e dê uma lida nisso até achar que ficou tudo em mente. Tudo o que está aqui que é um resumo bem básico e simples, de resto é com você, confie que você é capaz que dará tudo certo. Funcionou comigo.

Boa sorte no domingo!!!