Calma! Este post é totalmente dedicado à você que está saindo do e a única coisa no qual você tem certeza é: fazer o Enem! Mas também é para todos vocês que ainda não fazem a menor ideia do que cursar na .

Entrar em uma universidade, provavelmente, é o sonho de muitos pais em relação ao(a) filho(a). Porém, lembre-se que esta é uma decisão delicada e que cabe a você decidir se a melhor opção é fazer ou não. Sendo assim, se a sua decisão for positiva, vamos para as seguintes etapas de como você irá escolher qual curso ingressar. 😉

  • Faça uma lista!

Em uma folha qualquer, separe duas lacunas com as palavras “GOSTO” e “NÃO GOSTO“. Nela, você irá distribuir as matérias que lhe foi imposta durante o ensino médio. Tendo isso em mãos, facilita muito na hora de decidir qual curso ingressar na faculdade, pois é o momento em que irá clarear melhor as suas paixões sobre determinado assunto e coisas que você detestaria ter que voltar a . E é nesse momento que você descobrirá se você é:

  • Humanas: Ciência que tem o homem como principal objeto de estudo e que a partir disso, busca o entendimento das relações sociais e da cultura. Fazem parte deste grupo a filosofia, sociologia, ciência política, antropologia, história, linguística, pedagogia, economia, administração, direito, geografia humana dentre muitas outras. Se você gosta de ler ou se envolver com arte e refletir sobre questões sociais, provavelmente, você é de humanas. ♥

 

  • Exatas: Ciência que envolve um conjunto de áreas de conhecimentos, testando hipóteses por meio de métodos rigorosos, com muitos cálculo. Por exemplo, matemática, física, engenharia, química, computação e etc. É importante ressaltar que para ser de exatas, é preciso ter um certo domínio de cálculos, pois são números atrás de números. %+{z=100}

 

  • Biológicas: Ciência no qual estuda a vida e todo o sistema existente para que ela seja possível. Esta ciência buscar compreender como cada ambiento funciona, e como o ser vivo se comporta e se integra a este ambiente. Estuda o ser vivo como um todo, conhecendo cada parte do ser vivo e suas legítimas funções. As matérias envolvidas são, biologia, farmácia, genética, zoologia, medicina, educação física  e etc. ~o CH²

 

  • Pesquise!

Após determinar qual sua área e as matérias que goste, pesquise cursos relacionado a este. Por exemplo: “curso na área de Humanas”. Logo, surgirá diversas listas com os mais variados cursos, e sim, você terá que ler a respeito de TODOS! É um processo longo, porém uma das etapas mais importante da sua vida. Pesquise mesmo, com toda a garra, e faça anotações. Quanto mais dúvidas você esclarecer e mais cursos conhecer, mais perto você estará de decidir qual será a sua futura profissão. Não deixe um curso se quer fora, não julgue pelo nome. Veja vlogs, converse com alunos ou conhecidos, , e se informe, para que assim você não se decepcione na hora que chegar na faculdade e se deparar com um curso completamente diferente do qual esperava.

  • Teste Vocacional!

NÃO EXPERIMENTE TESTES VIRTUAIS! Teste Vocacional ou Orientação Profissional é um estudo sobre o indivíduo, encontrando compatibilidades em um conjunto de habilidades para tal formação. Contudo, vale ressaltar que somente um psicólogo especialista na área pode realizar esse teste, e muitos acabam se enganando com quiz criados na própria Internet. Então, procure o psicólogo mais próximo de você, agende uma consulta e pergunte a ele(a) sobre esse procedimento. A diferença entre um teste virtual e um estudo mais aprofundado sobre você é gritante (experiência própria), pois há muito fatores que interferem, como o modo que você pensa ou age diante uma determinada situação, suas emoções, crises e etc, coisas que um quiz jamais saberia.

 

  • Matriz/Grade/Estrutura Curricular

Depois de pesquisar sobre os cursos e fazer as suas anotações, acredito que já tenha selecionado algum(uns). Agora, dependendo da sua intenção entre estudar em uma universidade pública ou privada, no site da mesma, você encontrará os cursos no qual eles oferecem. Pesquise a Grade Curricular (pode aparecer como matriz ou estrutura), e reconheça se as matérias que o curso aborda lhe agradam. Por exemplo, não basta apenas querer estudar psicologia para ajudar ao próximo, mas saber que a biologia é a base de psicologia também, ou seja, você gosta de biologia? Reflita.

Espero que todas essas dicas sirvam de apoio para que vocês encontrem o curso ideal.

Deixe nos suas opiniões ou perguntas! 🙂

→ A nova tag do blog, #PorOndeComeçar, irá abordar assuntos e questões para recém-formados ou para todos aqueles que querem sanar as suas dúvidas sobre como entrar na faculdade.  Aos poucos, iremos liberar mais posts a respeito. – Equipe OGL.