A saúde financeira de uma ONG é geralmente motivo de muita preocupação. Se, de um lado, seus gestores se debatem com uma captação incerta de recursos, sem saber se a conta vai fechar no fim do mês, por outro lado, possíveis investidores, pessoas e empresas que acreditam na motivação social da ONG, podem se sentir desestimulados a oferecer seu apoio ou contribuição porque nem sempre o resultado social obtido fica absolutamente claro nas prestações de contas.

Para mudar a situação e oferecer um guia prático de financeira para ONGs, o professor José Alberto Tozzi lança o “ONG Sustentável”, pela . No livro, Tozzi apresenta uma metodologia original para que as entidades se mantenham atuantes e cumpram a sua missão com a menor dependência financeira de terceiros, principalmente recursos públicos. Para isso, o método de captação de recursos é transformado num processo de venda de produtos sociais, que encara a ONG como um negócio social, embora não tenha um objetivo de lucro, sendo o resultado obtido aplicado nas suas próprias atividades sociais.

Tozzi, que reúne uma experiência de 17 anos na prestação de serviços para o terceiro setor, explica que “as entidades sempre têm um poder de barganha mínimo em relação ao investidor social: se não conseguem os recursos, terão grandes dificuldades para executar sua missão. Por isso é tão importante que elas transformem a maneira como captam estes recursos”.

“ONG Sustentável” já está disponível nas principais livrarias do Brasil e tem evento de lançamento confirmado no dia 26 de outubro às 19h na Saraiva do Shopping Pátio Higienópolis, em São Paulo.

José Alberto Tozzi é mestre em Administração com ênfase no Terceiro Setor, é contador, auditor, consultor, pesquisador e sócio da Tozzi Terceiro Setor, empresa especializada na prestação de serviços para entidades do Terceiro Setor. Acumula anos de experiências acadêmicas e práticas exclusivamente no Terceiro Setor. Autor de vários artigos livro S.O.S. da ONG, também publicado pela Gente.

Sobre o livro:

Professor lança livro sobre sustentabilidade financeira das ONGs O Gabriel Lucas - #OGL ONG Sustentável
José Alberto Tozzi
Gestão e negócios/ Vendas
Editora Gente
2017

Conheça uma maneira sustentável de captar e gerenciar recursos para uma ONG.

Para que uma ONG se sustente economicamente e cumpra sua missão, ela precisa de recursos, que em geral vêm do poder público ou da iniciativa privada. Ou seja, há uma grande dependência da entidade em relação a esses “provedores”, que precisam aceitar investir nos projetos daquela. Assim, as entidades sempre têm um poder de barganha mínimo em relação ao investidor social: se não conseguem os recursos, terão grandes dificuldades para executar sua missão.

Neste livro, José Alberto Tozzi trata da sustentabilidade das ONGs pelo viés econômico, ou seja, ele apresenta uma metodologia para que as entidades se mantenham atuantes, executando sua missão com a menor dependência financeira de terceiros, possível. Esse método é a transformação do processo de captação de recursos em um processo de venda de produtos sociais, que encara a ONG como um negócio, embora não objetive o lucro.

Aqui os gestores de ONGs, gestores públicos e os gestores privados que têm contato com e financiam essas entidades poderão aprender a:

  • Fazer uma gestão profissional, por processos e com planejamento
  • Elaborar um plano de captação de recursos
  • Elaborar os projetos que tenham alto potencial de sucesso
  • Fazer uma boa gestão financeira
  • Encontrar um caminho para implantar o marketing digital social e de conteúdo em sua ONG

Parta para a ação!