Título: A Mentira do Glúten -E outros mitos sobre o que você come
Autor: Alan Levinovitz
Ano: 2015 / Páginas: 280
Editora: Citadel Grupo Editorial
Sinopse: Um trabalho revolucionário de jornalismo científico que acaba de vez com os mitos que dominam as dietas. O estudo mostra aos leitores como livrar-se da culpa e começar a saborear a sua comida novamente.
Um livro que certamente gerará muita controvérsia sobre a obsessão que temos em saber quais alimentos são mais adequados para nossa saúde.
Liberte-se da culpa e comece a saborear a sua comida novamente.
Glúten, Sal, Açúcar e Gordura. Esses são considerados os vilões das dietas – ou pelo menos é isto que alguns médicos e nutricionistas querem que você acredite. Mas a ciência está muito longe do consenso e estamos em uma busca frenética para eliminar o trigo e o xarope de milho das nossas dietas, simplesmente porque fomos enganados. A verdade é que a maioria de nós pode recolocar os seus pães de volta na mesa, juntamente com seus hambúrgueres e ainda sim, ficarmos bem.
Você lembra quando a manteiga era o inimigo? Agora ela é boa. Você deve ter vivido em momentos em que a dieta Atkins era boa, depois tornou-se má, e agora é boa novamente.
Você pode estar imaginando porque todos os seus amigos cortaram o sal ou entraram para a dieta paleolítica; e você mesmo pode estar pensando em cortar o trigo de sua dieta.
Para leitores que sofrem com as consequências das dietas da moda, A Mentira do Glúten, será a resposta para muitas de suas perguntas. Cientistas e médicos, por mais incrível que pareça, ainda não possuem um consenso sobre que tipo de nutrição seria a mais adequada para cada tipo de pessoa, embora, principalmente os americanos, gastem bilhões de dólares e inúmeras horas obcecados em “comer direito”.
Nesse trabalho de vanguarda, Alan Levinovitz expõe os mitos por trás das crenças difundidas de porquê algumas comidas são saudáveis e outras são ruins – indicando o caminho para uma vida verdadeiramente saudável, livre de culpa e ansiedade em relação aos nossos hábitos alimentares.


Confesso que me senti um pouco lerdo por boiar um pouco no assunto, mas depois comecei a entender a real proposta do autor com ele, pois bem, vamos lá.

Todos (ou pelo menos quase todos) nos preocupamos com nossa saúde e tudo mais, correto? E venhamos e convenhamos temos diversos mitos em relação ao que faz ou deixa de fazer bem a nossa saúde, estou correto novamente, certo?

Se analisarmos bem, o glúten sempre foi e ainda será (para muitos) um vilão em nossa saúde. É fato que muita gente deixa de consumir diversos produtos pensando no mal que o Glúten (independente de sua quantidade) pode trazer a sua saúde. O fato é que não há uma prova científica que prove que o Glúten é ou deixa de ser um vilão para nossa saúde.

No dia a dia sempre vemos inúmeras pessoas vivendo em torno de dietas preocupantes e deixando de lado determinados alimentos que podem lhe trazer benefícios, o fato é muitas dessas pessoas tentam fazer um auto diagnóstico de si mesmo ou não encontram um profissional qualificado e por conta disso surgem os prejuízos mais tarde.

Enfim, no livro o autor não vai direto ao ponto, como muitos por ai, ele apenas fala sobre alguns fatos que comprovam e desmentem alguns famosinhos mundo a fora responsável por criticarem o Glúten de uma forma tão convincente que muitas pessoas acabam os considerando um Deus por ter feito com que mudem de vida. Mas a realidade é outra, muitos desses famosinhos que se dizem entender do assunto na realidade nunca estudaram ou se aprofundaram em tal, e ficam por ai apenas fazendo críticas ao Glúten. Neste livro o altor também fala sobre alguns mitos envolvendo o Açúcar, Sal e Gordura, muita coisa que ouvimos por ai e que sempre temos dúvidas ele esclarece para nós em seu livro.


Follow @blogftp

  • Adoro livros sobre alimentação! É um dos meus temas preferidos da vida.
    Gostei da proposta do autor, mas não sei se tem muitas novidades em relação ao que eu já li. Você acha que mudou realmente a sua visão sobre alimentação?
    O título me lembrou uma entrevista que fiz com uma nutricionista no meu antigo estágio sobre o glúten. As pessoas criam dietas da moda absurdas, sem base alguma. Tem gente que deixa de comer até fruta por ter açúcar. Mas falta entender que uma barra de chocolate é digerida de forma diferente que uma maça.
    Nutrição é um assunto muito complexo. Tem tantas opiniões… Mas fiquei curiosa para conhecer a do autor! 🙂

  • Oiii. Tudo bem?
    Esse livro parece ser dos bons para aqueles que são obcecados por dietas. Adori a resenha.
    Bjs ♥
    http://leiturasdamary.blogspot.com.br/

  • Nossa bem diferenciada essa sua leitura hein?
    Não é um livro que eu leria sem dúvidas haha mas curti a sua resenha e a ideia do autor foi bem interessante… sempre tem esses mitos e disse me disse entre as pessoas.
    Posso te falar que eu também me sentiria lerda com essa leitura. haha

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

  • Oie, tudo bem? Achei a ideia do livro muito boa, parece ser algo esclarecedor, mas ao mesmo tempo o autor parece não se aprofundar nisso né? Bom, fiquei curiosa pra ler de qualquer forma.

  • Oi, Gabriel!

    O problema do mundo das dietas é que as pessoas simplesmente seguem a dieta do momento, apenas porque muitos dizem que ela funciona. Sequer pesquisam e vão se informar, para saber se aquilo é saudável mesmo. Pra mim, dieta sem glúten deve ser apenas àqueles que são alérgicos a isso.
    E o que funciona para uma pessoa, não funciona para outra da mesma forma.
    A ideia do livro é ótima para esclarecer.
    Gostei.

    Beijos!

    http://www.oblogdasan.com

  • Olá

    Eu estou lendo esse livro, e estou gostando muito, ele desmistifica tanto o Glútem como a gordura, o açúcar e o sal. Ele mostra de forma clara até onde a ciência tem consciência dos prós e contras dessas substancias no nosso organismo, é um livro excelente!

    Bjus
    Blog Fundo Falso

  • Que bom que a leitura te acrescentou, não leria o livro. Mas parece interessante. A capa fofa;

  • Hello!
    Que capa divertida desse livro A Mentira Do Glúten.
    Eu sou ligada demais em nurição, apesar de comer toda errada, mas gostei da ideia do livro e esse titulo me deixou curiosa para saber mais sobre o assunto.
    Valeu pela dica de leitura.
    Beijos!

    Livros e Sushi • Facebook InstagramTwitter

  • Olá! 🙂

    O livro parece tratar de um tema até importante (e de uma forma diferente)… 🙂 Contudo, vou passar a dica, por não ser um livro do meu agrado (ou género literário)..

    Bem, ainda bem que gostou (minimamente) da leitura, então! 🙂

    Boas leituras!! 😉
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

  • Olá

    Não conhecia o livro mas achei bem interessante o titulo do livro. A premissa me parece ser bem interessante também, acho que nunca li nada parecido. Já anotei a dica para poder conferir.

    Bjos
    http://rillismo.blogspot.com.br/

  • Olá Gabriel, o livro parece ser bem interessante e tem uma proposta legal de esclarecer algumas duvidas de quem busca cuidar da saúde, porem esse não é meu atual tipo de leitura então vou passar a dica.

    Visite "Meu Mundo, Meu Estilo"

  • Olá!

    Achei o livro bem interessante, mas acho que não leria pois não é um assunto pelo qual me interesso. Acho que o autor tem que levar em conta que muita gente não faz dieta porque quer, mas sim porque precisa. Pois se uma pessoa tem alergia a glúten, ou algo do tipo ela vai sim ter que seguir uma dieta que não o possua para que não fique mal. Estou aprendendo a ler alguns não ficção, mas este acho que não leria pois o assunto não faz meu estilo.

    Beijinhos!
    Cantinho Cult

  • Tenho intolerância ao glúten. Dieta é um coisa e reeducação alimentar é outra totalmente diferente. Gosto de assistir a Bela Gil, pois ela sempre traz informações com base científica, inclusive sobre o glúten. Bela Gil é famosinha e tem formação.

  • Oii, tudo bem?
    A premissa do livro é algo diferente do que estou acostumada, eu não li muitos livros nesse estilo, mas gostei da maioria dos que conheci. Eu tenho um certo interesse nesse tema, pois meu irmão é alergico a vários alimentos, então é sempre bom procurar nos informar sobre isso.

  • Olá, que leitura diferente…kkkk
    Confesso que nunca li nada do gênero para resenhar no blog…e gostei bastante da sua resenha:)
    Fiquei curiosa quanto ao livo, pois gosto de assuntos informativos e pesquisas (esse pessoal que vive de artigo científico começa a ficar com problemas sérios, no caso eu!).

    Super beijo
    Literaleitura

  • Oiee ^^
    Confesso que não sei quase nada sobre glúten, mas conheço algumas pessoas que evitam consumi-lo pois temem o mal que ele faz à saúde e outras que são alérgicas. Esse não é um livro que eu leria, pois não é bem o tipo de livro que eu costumo e gosto de ler, mas parece ser uma ótima dica para quem quer saber mais sobre o assunto.
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

  • Esse livro provocou um "quê" de atribulação quando foi publicado… Minha cunhada é nutricionista e acompanho a área da saúde o suficiente para perceber que o autor polemizou (rs). Mas, francamente, não é um assunto de meu interesse. Quero dizer, cuidar da saúde é importante, mas não sou favorável a nenhuma ditadura, muito menos a alimentar. Quase tudo tem glúten. Não quero ser o tipo de radical que vai cortá-lo da dieta tirando, assim, tantos alimentos que gosto e sei que não me levarão à morte. :/ Sei lá. Acho que o livro é bacana e o autor conseguiu provocar reflexões, mas não me interesso o suficiente para ler suas considerações.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

  • Achei a sua leitura mega interessante, até porque essa semana mesmo, ouvi uma pessoa dizer que o glúten hoje é o ovo ontem, ou seja, vilanizaram o ovo por muito tempo até descobrirem que ele não pera tão mal. Fiquei curiosa para ler o livro também!!!
    Beijos

  • Oi, tudo bem?
    Eu não conhecia o livro, e não faço nenhum dieta, mas se tivesse que fazer iria procurar um profissional da área pra consumir os nutrientes de maneira correta. Achei bem interessante o livro trazer esse tema, sempre vejo pessoas criando dietas ou pegando umas dietas doidas na internet, que não possui nenhum garantia.

    http://mysecretworldbells.blogspot.com.br/

  • Oie!
    Eu ainda não conhecia esse livro, mas a ideia apresentada é bem interessante. Ainda mais para elucidar a todos que entram em dietas, sem conhecer a fundo o que estão fazendo. Um livro bem interessante.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

  • Olá Gabriel,
    A primeira coisa que gostaria de dizer com meu comentário é que todo tipo de alimento é válido. Vejo as pessoas falando que não tomam leite, ou consomem glúten, ou qualquer outro tipo de alimento porque quer emagrecer e fico com uma cara de poucos amigos.
    Existem pessoas que são intolerantes a determinados alimentos. Eu, por exemplo, não posso com lactose, fico muito ruim quando consumo algo que possui, então, evito, mas, faço isso, substituindo por outros alimentos, pois meu corpo precisa dessa substância.
    Gostei muito da ideia do livro e anotei a dica, pois acho que vou curtir a leitura.
    Beijos,
    http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/

  • Eu sinceramente não dou muita bola para alimentação, dieta e afins. Mesmo precisando emagrecer uns quilinhos.
    Não è um livro que eu leria…. Gosto de livros de ficção mesmo.
    camila Bernardini Coelho

  • Olá!!!
    Super amei esse livro. Uma alimentação saudável e balanceada é essencial, e saber os mitos e verdades do glúten é super importante.
    Com certeza vou ler.
    Beijos.

    http://www.meumundosecreto.com.br

  • Olá,
    Eu já nem leio mais nada sobre alimentação, porque um dia uma coisa é ruim e no outro não é mais. Isso faz uma confusão louca. Uma alimentação saudável e equilibrada é o ideal.
    Beijos

  • Oi
    Não é um livro que eu leria. Acho todas essas questões de restrição alimentar meio bobas então…
    Mas legal que você curtiu a leitura e acabou se surpreendendo.
    Valeu a dica.
    Beijinhos
    Rizia – Livroterapias

  • Oi, Gabriel! Tudo bem?
    Sou uma pessoa muito desligada dessas questões de alimentação, eu admito. Pelo fato de ser magra e não conseguir engordar com nada que eu coma nunca cheguei a me preocupar com isso de comidas saudáveis ou não, sempre acabo comendo o que tenho vontade sem me preocupar. Mesmo assim, sei que a questão do peso muitas vezes não estava relacionada com a saúde, portanto eu deveria ter uma alimentação mais saudável independente do peso. Tenho dúvidas com relação ao glúten, assim como tenho dúvidas com várias coisas, como o chocolate, o café e vários outros alimentos que às vezes as pessoas dizem ser bons e outras dizem ser ruins. Creio que esse livro deve ser bem útil por isso, apesar de que acredito que não existe um tipo de alimentação saudável universal, creio que isso varia de organismo para organismo. Acho que esse livro é uma leitura interessante. Obrigada pela dica! Beijos! ^-^

  • Olá Gabriel tudo bem, eu li um livro parecido com esse onde falava sobre o glúten e de quanto é nocivo para nós inclusive para quem quer perder peso. Gosto de livros assim e leria com certeza! Bjkas

  • Meu amigo olha confesso que esse livro não me chamou muita atenção não, porque não é um gênero que estou acostumada a ler, mas eu achei o assunto bastante interessante por conta de algumas informações que ele aborda, mas eu acho que não leria, até porque ficaria sonolenta e nem terminaria de ler o livro. Eu sou meia assim viu, mas espero que seus outros leitores gostem.

    Outra coisa, vi que tu vai na Bienal né?
    Eu vou também. Quem sabe a gente não se conhece por lá =D

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2016/03/resenha-enquanto-bela-dormia.html

  • Carol Mendes

    Não teria vontade de ler esse livro, sei que nunca teria disciplina pra cuidar da minha saúde como deveria, haha. Mas é bem interessante a proposta do livro, sobre os mitos do que comemos no dia-a-dia. Todo mundo fala mesmo que glúten faz mal, e já que não há comprovação vou comer sem medo… mentira! Tudo faz mal se não houver limites, né? Quando alguém falar que não come tal alimento por causa do glúten, vou indicar esse livro!

    Virando Amor

  • Ola Gabriel gosto desses temas são sempre informações Úteis ainda mais relacionadas a nossa saúde, mas no momento não leria devido a falta de tempo. Estou curiosa para saber mais sobre Glúten e todos seus benefícios. beijos

    Joyce
    http://www.livrosencantos.com

  • Oii, tudo bem?
    Eu gostei bastante deste livro, eu realmente não o conhecia. E quero ler, por causa do glúten mesmo. É uma coisa que não é explicada de uma maneira correta, mas apenas comentada até em programas de televisão. Achei uma fofura essa capa hahaha
    Beijão

  • Olá Gabriel,

    eu tenho sensibilidade a glúten, uma coisa pouco falada, porque todo mundo fala que
    1 – glúten faz mal
    2 – celíaco não pode comer glúten

    mas ninguém se lembra das pessoas que têm sensibilidade. É uma condição menos séria que a doença celíaca, mas que também coloca em risco quem tem.

    Enfim, é uma chateação sem tamanho.

    Amei a dica, vou procurar o livro.

    Bel Góes
    – Conchego das Letras –

  • Muito interessante o livro.
    Não é meu tipo de leitura, até porque eu não caio nesses modismos de que isso faz mal, aquilo lá faz mais. Há anos atrás comer ovo fazia mal… mas o maior mal quem procura somos nós mesmos seguindo essas dietas loucas e eliminando alimentos por muitas das vezes necessários pq um bosta qualquer disse que aquilo faz mal, mas nunca provou… rsrs… Até pesquisei algumas coisas sobre o mal do gluten um tempo atrás, não sou expert, mas qualquer um com um pouco de cérebro saberia que o que há por aí não tem embasamento cientifico nenhum… Enfim… Espero que mais pessoas leiam esse livro, principalmente as que fogem do glutén sem motivo nenhum

    Raíssa Nantes

  • A-do-rei!!!! kkkkkkk Olha, eu e todos da minha família somos do tipo "vamos comer"!! Mas, sempre tem alguém para ficar enchendo o nosso saco com essa história de glúten e chocolate não pode e açúcar não pode e blá, blá, blá,blá, blá… Sério, obrigada por divulgar esse livro!! Bjss

    Leitora Compulsiva
    http://olhoscastanhostambemtemoseufascinio.blogspot.com.br/

  • Oi, esse livro é bem diferente dos que eu geralmente vejo em blogs literários e diferente da maioria com a mesma temática, já que parece ser um livro inteligente e curioso, e por ser mais descontraído atraia mais a atenção da população comum, que geralmente não lê esse tipo de livro por ter termos e expressões que nos deixam confuso e cansados da leitura. Fiquei curiosa sobre ele.
    bjus
    http://recantoliterarioeversos.blogspot.com.br/

  • Tenho que concordar totalmente com esse livro. Eu não sei da onde as pessoas tiram que determinadas substância fazem mal para serem totalmente cortadas da alimentação. Eu apoio a ideia de que QUALQUER substância consumida em excesso ou não consumida pode gerar distúrbios ou até mesmo doenças. Pelo amor de deus, parem de ser extremistas!

    Um Metro e Meio de Livros

  • Acredito que pra quem realmente se preocupa com a questão o livro deve ser uma boa pedida..
    Eu felizmente, ou infelizmente não ligo a mínima pra esse tipo de coisa acredita? No máximo me preocupo com o excesso de gordura, sal e açúcar, fora isso não ligo muito pra nada, nada mesmo.

    Abçs
    Sou bibliófila

  • Olá,

    esse parece ser um livro interessante, inteligente, que aborda algo que muitos não podem ingerir, o terrível glúten. Gostei bastante da resenha, vou procurar mais sobre esse livro, pois tenho algumas restrições alimentares (eu, Yvens). http://www.sagaliteraria.com.br

  • Yasmin

    Olá! Ah, bom saber de uma obra que fala sobre glúten, com informações importantes, mas não somente isso, também com info sobre Açúcar, Sal e Gordura. Preciso ler! 😀
    Beijos

  • Olá.
    Bem verdade que muitas exageramos quando dizemos que determinando alimento é 100% positivo ou negativo em relação a nossa saúde. Bem verdade também é que o problema não é o que comemos e sim a quantidade em que determinado alimento é consumido. O livro parece ser muito útil e vale sim a pena set lido. Afinal, quando se trata de saúde, todo cuidado é pouco!

    Beijos, Ilau.
    http://www.dialetica-literaria.blogspot. com.br

  • De fato hoje em dia muitas pessoas estão se preocupadas com a questão da saúde, especialmente quem é intolerante, tenho muitas amigas que são.
    Vou comprar o livro, para saber mais do assunto e também indicar para elas.
    Sua resenha ficou ótima, bem esclarecedora.

    http://www.detudopouco.com.br

  • Oii
    Nossa eu não conhecia o livro, parece ser muito interessante, e um tema muito interessante e que todos devem ler, eu vou dar uma pesquisada maior, pois agora quero ler o livro, bela resenha, está ótimo.

    Beijos

  • É um livro inteligente e curioso.
    Acho que tudo que a gente come tem que ser moderado. Obviamente que glúten vai fazer mal se tu comer demais, assim como outros alimentos.
    Fiquei curiosa com esse livro, quero ler só para ver o que tem de legal nele.
    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

  • – fecprates

    Oi Gabriel, tudo bem?
    Então, também li esse livro recentemente e devo afirmar que ele é muito bem elaborado. E é por isso mesmo que recomendo tanto a todos que queiram saber um pouco mais da temática abordada. Adorei seus comentários sobre a obra.
    beijos, Fer