Resenha: Agência de Investigações Holísticas Dirk Gently O Gabriel Lucas - #OGL

Título: Agência de Investigações Holísticas Dirk Gently
Autor: Douglas Adams
Páginas: 240
Editora: Arqueiro
Compre: AQUI

*Livro cedido em com a editora

Sinopse: Richard MacDuff é um engenheiro de computação perfeitamente normal que sempre se comportou muito bem, obrigado, até o dia em que deixa uma mensagem equivocada na secretária de sua namorada, Susan Way. Arrependido, toma a decisão mais natural possível: escalar o prédio dela e invadir seu apartamento para roubar a fita com a gravação. Na vizinhança, Dirk Gently bisbilhota os arredores com seu binóculo quando presencia o ato tresloucado do antigo colega de e decide entrar em contato para lhe oferecer seus serviços investigativos. Depois de uma série de acontecimentos bizarros, o detetive percebe uma interconexão obscura entre a atitude estapafúrdia do amigo e o assassinato de Gordon Way – irmão de Susan e chefe de Richard, que passa a ser suspeito do crime. De uma hora para outra, os dois veem-se envolvidos num caso incrivelmente estranho, com elementos díspares e desconexos que, no final, conseguem se encaixar de forma perfeita e construir uma trama típica de Douglas Adams.

Como vocês já devem ter percebido hoje estou vindo com mais uma de parceria, e sinceramente esse me deu um pouco de trabalho para eu conseguir terminar, já explico.

Eu já tinha ouvido vários boatos de que os livros do Douglas Adams eram um pouco complicados de se entender e o teimoso aqui deu de querer arriscar-se e ler esse (Tenho os 5 “O Guia do Mochileiro das Galáxias” mas ainda não tive a oportunidade ler, e depois desse aqui nem sei se lerei tão breve), pense em um livro complicado, ele já se inicia com fatos doidos que já me “desanimaram”, mas mesmo assim continuei a leitura. Sei lá, para mim um livro pra ser bom tem que me chamar a atenção desde o início. Mas, enfim, continuei.

 Vou tentar ser o mais direto possível e ao mesmo tempo tentar não dar spoilers para vocês.

Como já sabemos e também deduzimos, o Dirk Gently, nada mais é que um detetive, porém, um pouco tanto diferente, ele era um Detetive Holístico que até o presente momento investigava o desaparecimento de um gato, sim o cara estava investigando o caso de um gato desaparecido.

Até ai beleza, mas, no decorrer do enredo temos um engenheiro computacional (Engenheiro da Computação se é que me entendem) chamado Richard McDuff, que aceita o convite do professor Reg, seu antigo tutor, para um jantar de homenagem a um poeta da universidade onde estudou, afim de evitar o falatório e as cobranças de seu chefe, Gordon Way.

Mesmo sabendo que será a coisa mais chata do mundo, Richard vai mesmo assim. Fatos estranhos e bizarros começam a acontecer no decorrer da noite, como por exemplo uma truque de mágica impossível de ser feito e o desaparecimento de uma égua no banheiro de um apartamento, sim uma égua. Após está noite bizarra, Richard acaba que deixando uma mensagem na secretária eletrônica de sua namorada, Susan.

Eis que aquela mensagem era tão comprometedora que, se Susan a visualiza-se, Richard estaria em uma encrenca. Não tendo outra solução, se vê obrigado a entrar na residência de sua namorada para trocar a fita da secretária eletrônica. O que ele não sabe é que está sendo vigiado pelo detetive holístico, Dirk Gently, que ainda por cima era seu antigo colega de faculdade, que estava procurando o gato desaparecido e fazendo observações hilárias do roubo desta fita…

No dia seguinte, Richard acaba que se tornando suspeito do assassinato de seu chefe Gordon Way que para piorar a situação era pai de sua namorada. E é após este fato que Dirk entra em ação e resolve interferir na investigação, ciente de que, mesmo que Richard tenha acabado de acordar e não saiba do acontecimento com seu chefe . Dirk se vê qualificado para resolver e desvendar este mistério por ser um detetive holístico. Isso porque, Dirk acredita que sua crença na interconexão de todas as coisas é fundamental para salvar toda a humanidade da extinção.

Apesar de ter sido uma leitura bem complicada para mim, o livro foi bem elaborado, mas você deve ter “cabeça” ou paciência para ler ele caso ainda não esteja familiarizado com as histórias do Douglas Adams. Aos curiosos, Douglas Adams morreu em 2001, mas deixou 2 livros sobre as aventuras do Dirk Gently, sendo este o primeiro volume publicado no Brasil.

Resenha: Agência de Investigações Holísticas Dirk Gently O Gabriel Lucas - #OGL
Meio Termo,
gostei mas
não gostei.

Espero que vocês tenham gostado desta resenha, apesar de eu não ter curtido muito o livro, espero que eu tenha me dado bem ao falar sobre ele.


Me acompanhe nas redes sociais

Follow @blogftp