Poucas historias me surpreenderam como essa.
Estava um pouco cansado de ler historias com personagens padrões e historias previsíveis. E essa história parecia ser só mais uma descrita nos padrões acima.
Mas não foi. Ela trouxe personagens reais, quebra de padrões e mensagens claras e necessárias.
O ponto principal da história é de longe nosso protagonista. Tão bem escrito e direcionado pela autora que a cada frase dita ou pensada por ele você se prende a história e ao contesto de aceitação da sua homossexualidade não só auto pessoal, mas das pessoas a sua volta. Outro ponto muito relativo na história é que a autora conseguiu fazer Simon se tornar um babaca em algumas situações e você não consegue odiá-lo, no entanto isso deixa claro a humanidade do personagem e que todos cometem erros idiotas.
Outro ponto a se destacar é o nosso outro protagonista. Blue. Um ser que não sabemos o nome não vemos o rosto nem temos muita descrição (até o final do livro onde seu rosto é revelado e é surpreendente). Você se apaixona pelo personagem apenas por seus pensamentos e dilemas que ele descreve a Simon pelos seus e-mails.
O último ponto e não menos importante é o círculo de amizade de Simon. Nick, Leah e Abby.
Um grupo de jovens interessantes e peculiares. Cada um do seu jeito te conquista e te prende ainda mais a história.
Todo jovem deveria ler esse livro, não só jovens gays pois ele não fala apenas sobre disso. Ele fala de amizade, família, união e quebra de padrão.

simon vs a agenda Homo Sapiens Book Cover simon vs a agenda Homo Sapiens
Becky Albertalli
2016
272

Simon tem dezesseis anos e é gay, mas ninguém sabe. Sair ou não do armário é um drama que ele prefere deixar para depois. Tudo muda quando Martin, o bobão da escola, descobre uma troca de e-mails entre Simon e um garoto misterioso que se identifica como Blue e que a cada dia faz o coração de Simon bater mais forte.
Martin começa a chantageá-lo, e, se Simon não ceder, seu segredo cairá na boca de todos. Pior: sua relação com Blue poderá chegar ao fim, antes mesmo de começar.
Agora, o adolescente avesso a mudanças precisará encontrar uma forma de sair de sua zona de conforto e dar uma chance à felicidade ao lado do menino mais confuso e encantador que ele já conheceu.
Uma história que trata com naturalidade e bom humor de questões delicadas, explorando a difícil tarefa que é amadurecer e as mudanças e os dilemas pelos quais todos nós, adolescentes ou não, precisamos enfrentar para nos encontrarmos.